Ministro da Fazenda encaminha novo “arcabouço fiscal” para análise do Congresso

Ontem (18/04), o Governo Federal encaminhou para análise do Congresso Nacional o novo “arcabouço fiscal”, pacote de medidas que auxiliará o Governo Federal a conter a dívida pública e atrair mais investimentos para o país.

A expectativa é de que o projeto atue na redução das despesas sem impactar as políticas públicas vigentes.

Como principal medida, o projeto atrela as despesas do Governo à receita, limitando o crescimento dos gastos em 70% da receita primária dos últimos 12 meses.

Como uma limitação, o projeto ainda prevê que deverá ser respeitado um intervalo fixo de crescimento real das despesas entre 0,6% e 2,5% ao ano. Essa medida garante que os gastos públicos não irão ultrapassar os limites financeiros.

O projeto também altera a meta de resultado primário das contas públicas, com uma tolerância de 0,25% do PIB, para que o balanço seja zerado em 2024, seguido por superávits primários de 0,5% em 2025 e de 1% em 2026.

Ainda, os limites de despesas serão reajustados levando em consideração a inflação acumulada de janeiro a junho, acrescida da projeção do governo para os meses de julho a dezembro. Essa nova metodologia, que considera todo o ano de 2023, e não apenas a inflação acumulada em 12 meses até junho, pode dar ao governo uma vantagem para aumentar os gastos em 2024.

A equipe do Miguel Neto Advogados está à disposição para dirimir eventuais dúvidas sobre o tema.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!