Como fica a Reforma Tributária, votada ontem na Câmara dos Deputados

A regulamentação da Reforma Tributária, que irá simplificar impostos e isentar itens da cobrança, pode ser votada esta semana pela Câmara dos Deputados. A criação dos novos tributos foi aprovada no ano passado, mas ficaram indefinidas as alíquotas que serão cobradas e quais serão as exceções. Na semana passada, um Grupo de Trabalho (GT) da Regulamentação da Reforma Tributária na Câmara concluiu a sua proposta.

A previsão é que a regulamentação proposta pelo GT seja votada a partir desta quarta-feira, dia 10. A expectativa é de que todo o processo seja concluído ainda este ano. Após a aprovação, a nova legislação entrará em vigor em etapas, entre 2025 e 2033. Veja o que deve ter a alíquota reduzida ou aumentada, conforme a proposta.

Como ficará a tributação com a Reforma

Serão extintos cinco impostos, PIS, Cofins, ICMS IPI e ISS, com a criação de três novos: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). O IBS é uma contribuição compartilhada por estados e municípios, substituindo ICMS e ISS. CBS entra no lugar de PIS, Cofins e IPI. Já o IS pretende sobretaxar produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. CBS e IS são da União.

Compartilhe