PGFN objetiva modulação de efeitos da decisão que proibiu a cobrança de IRPJ na Selic

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) interpôs embargos de declaração contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a cobrança de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre a taxa Selic aplicada na correção dos indébitos tributários (tributos pagos a maior e recuperados pelos contribuintes).

Em setembro de 2021, o STF concordou com a tese dos contribuintes, no sentido de que a Selic visa recompor as perdas incorridas com o pagamento indevido do tributo, não implicando aumento patrimonial, o que foge à incidência do IRPJ e da CSLL.

O principal objetivo do recurso da PGFN é obter a modulação dos efeitos da decisão, inclusive em processos administrativos, para reduzir seus impactos financeiros. O pedido se deu após a União constatar que diversas ações foram ajuizadas durante e depois do julgamento pelo STF.

Para tentar se resguardar com relação aos efeitos de eventual modulação, é importante que os contribuintes que ainda não aderiram à discussão judicial o façam antes do julgamento dos embargos de declaração.

A equipe tributária do MNA está à disposição para auxiliar com o que seja necessário.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!