PARECER RFB | ICMS DEVE SER EXCLUÍDO NA APURAÇÃO DOS CRÉDITOS DE PIS E COFINS, E NÃO APENAS DAS RECEITAS DE VENDA

“Mais uma arbitrariedade da Receita Federal para tentar modificar o que o STF decidiu.”

A Receita Federal, através do Parecer Cosit 10, de 1º de julho de 2021, manifestou entendimento de que o ICMS deve ser excluído na apuração dos créditos de PIS e COFINS, e não apenas das receitas de venda (como definiu o STF).

Em que pese à luz da metodologia da não-cumulatividade e da efetividade da arrecadação, o pleito possa parecer razoável, a RFB simplesmente ignora o fato de que o disposto nos artigos 3º das Leis nº 10.637/02 e 10.833/03 que permitem ao contribuinte a tomada do crédito do PIS e da COFINS sobre os “bens adquiridos para revenda” está plenamente em vigor.
Essa postura indevida da RFB deve se repetir em futuros processos de fiscalização. A equipe do Tributário do MNA está à sua disposição para fazer valer o seu direito de não se submeter às arbitrariedades da RFB.
A equipe de Direito Tributário do MNA – Miguel Neto Advogados se coloca à disposição para qualquer esclarecimento.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!