Senado Federal aprova desoneração da folha de pagamento até 2023

Em 09 de dezembro o Plenário do Senado Federal, em votação simbólica, aprovou o Projeto de Lei nº 2.541/2021, que posterga, até 31 de dezembro de 2023 a possibilidade, por 17 setores da economia, de desoneração da folha de pagamentos.

O mecanismo de desoneração, vigente há 10 anos pela Lei nº 12.546/2011, se encerraria neste ano. A Casa Legislativa, então, decidiu por prorrogar o benefício, visando ampliar a competitividade dos setores no mercado e garantir a manutenção de empregos.

Com isso, ao invés do pagamento de 20% sobre a folha salarial, as empresas podem contribuir com alíquotas que variam de 1% a 4,5%, com economia fiscal considerável.

Contudo, como a prorrogação do benefício afeta diretamente os cofres públicos, com previsão de impacto de cerca de R$6 bilhões, o texto legal prevê o aumento da alíquota da Cofins-Importação em 1%.

A equipe do MNA – Miguel Neto Advogados está apta para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a matéria.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!