GOVERNO PRETENDE LIBERAR DEPÓSITOS RECURSAIS ANTERIORES À REFORMA TRABALHISTA

O Governo Federal pretende apresentar, em 20 dias, Projeto de Lei complementar que permita a troca de depósitos recursais anteriores à Lei 13.467/2017, conhecida como Reforma Trabalhista. A legislação, ao alterar o artigo 899 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite a substituição do depósito recursal por fiança bancária ou seguro garantia judicial. Os novos instrumentos, contudo, hoje somente podem ser utilizados em casos iniciados a partir de 2017, ano de vigência plena da legislação.

O Projeto de Lei regulamentará também outros aspectos que hoje ficam a critério da interpretação dos Tribunais da Justiça Trabalhista. O primeiro deles será a vigência da apólice de garantia judicial e possibilidade de validade de cláusula de renovação automática para seguros recursais e judiciais cíveis. Além disso, tratará sobre o adicional de 30% sobre o valor de cobertura de apólices de garantia judicial, retirando sua obrigatoriedade. A decisão final sobre a taxa extra continua a critério do juiz, mas a legislação garante segurança jurídica em casos que não seja solicitada.

A mudança pode trazer avanços para a gestão financeira das empresas, evitando o dispêndio de valores, recorrentemente elevadíssimos, para o depósito judicial em garantia e execuções. Hoje, o estoque de depósitos exigidos soma R$ 65 bilhões. Se efetivada a medida o montante represado nas contas judiciais retornaria às empresas. A equipe de Direito Trabalhista do MNA – Miguel Neto Advogados continuará acompanhando o desenrolar da temática, e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!