Governo altera a data para envio das informações trabalhistas via e-social

Visando a ampliação do eSocial, o Governo Federal disponibilizou nova versão do sistema, na qual as empresas estão obrigadas a enviar os eventos trabalhista através da DCTFWeb – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos.

Todavia, ante a complexidade desta nova fase, a data prevista de início para 01/04/2023 foi prorrogada pela segunda vez, para 01/07/2023, com transmissão até o dia 15 do mês subsequente ao evento, conforme disposto na Instrução Normativa 2.139/2023, publicada da última sexta-feira (31/03/2023) no Diário Oficial da União.

Assim, é importante que, a partir da nova data estipulada, as empresas insiram no eSocial as informações relativas às contribuições previdenciárias e sociais referentes às condenações definitivas e acordos realizados na Justiça do Trabalho. Pois, em caso de descumprimento da obrigação, a empresa estará sujeita a autuação administrativa e pagamento de multa.

Sem dúvidas, a determinação trará um impacto na rotina das empresas, pois altera significativamente a dinâmica de trabalho e a forma como serão tratadas as informações oriundas de processos trabalhistas. Com o adiamento, o empregador terá um tempo adicional para adequação de suas rotinas e atendimento às novas exigências do governo.

A equipe do Miguel Neto Advogados se coloca à disposição para auxiliá-los nas adequações que se fizerem necessárias.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!