Ministério Público do Trabalho orienta empresas a solicitar comprovante de vacinação de trabalhadores

O Ministério Público do Trabalho publicou, no dia 5 de outubro, a Nota Técnica nº 05/2021, que orienta empresas a exigir de seus trabalhadores o comprovante de vacinação como condição de ingresso no ambiente de trabalho, exceto quando a recusa de imunização seja justificada.

O MPT ainda recomenda que os empregadores antecipem exames médicos para esclarecimento de dúvidas de trabalhadores sobre as implicações e a sua condição de saúde para receber o imunizante, devendo ser mantidas todas as medidas coletivas e individuais de saúde e segurança do trabalho, além da realização de campanhas internas de incentivo à vacinação.

A medida tem como propósito resguardar o direito à saúde e a vida dos trabalhadores e trabalhadoras no local de trabalho, para que não sejam indevidamente expostos ao contágio por intermédio de pessoas não vacinadas.

A nota técnica vai de encontro ao divulgado pela Portaria nº 620/21 do Ministério do Trabalho publicada em 01/11/2021, que dispõe ser discriminatória a exigência de comprovante de vacinação no ato da admissão, assim como a dispensa por justa causa do empregado em razão da não apresentação do certificado de vacinação.

Isto demonstra toda a controvérsia jurídica existente hoje sobre a questão da vacinação no ambiente laboral (inclusive durante a fase de admissão), de modo que recomendamos aos nossos clientes a elaboração de políticas internas claras sobre o assunto, bem como que atuem com cautela sobre o tema.

A equipe do Miguel Neto Advogados permanece à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!