Município de São Paulo publica lei com importantes alterações no ISS e IPTU

No dia 27/11/2021 foi publicada a Lei nº 17.719 do município de São Paulo que alterou diversos dispositivos em matéria tributária, em especial para o IPTU e ISS.

 No que se refere ao IPTU, a legislação atualizou a Planta Genérica de Valores (PGV) a partir de janeiro de 2022. No entanto, não trará aumento para o IPTU lançado em 2022, apenas correção pela inflação (IPCA) limitada a 10%. Além disso, houve atualização das faixas de isenção.

 No que tange ao ISS foi reduzida para 2% a alíquota aplicável nas seguintes operações:

  • intermediação via plataforma digital de aluguéis, transporte de passageiros ou entregas, bem como de compra e venda de mercadorias e demais bens móveis tangíveis (marketplace), e administração de imóveis realizada via plataforma digital nos itens 10.05 e 17.11;
  • agenciamento, corretagem ou intermediação de contratos (franchising) no item 10.04 e franquia (item 17.07);
  • serviços de programação e comunicação visual, desenho industrial e congêneres. (item 23.01); e
  • serviços relacionados à indústria fonográfica, nos itens 13.01, 13.02 e 13.03.

Vale notar que a legislação buscou desonerar as operações envolvendo os principais modelos de negócio da atualidade (intermediação via apps e franquias) e que, nos últimos anos tiveram a incidência do ISS confirmada pelo STF.

 A equipe tributária do Miguel Neto Advogados fica à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas ao tema.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!