TST obriga rede varejista a observar escala de revezamento quinzenal para trabalhadoras

Recentemente, a 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve, por unanimidade, sentença que obrigou as Lojas Renner S.A. de Florianópolis (SC), a montar escalas diferenciadas de trabalho para as empregadas, para que elas possam usufruir de folgas quinzenais aos domingos.

Trata-se de ação ajuizada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Florianópolis, que sustentou que, embora as trabalhadoras tivessem uma folga semanal, elas trabalhavam em escala de 2×1 (dois domingos consecutivos de trabalho e um de folga).

Ocorre que o artigo 386 da CLT determina que a escala seja 1×1 (um domingo de trabalho e outro de descanso).

Após ser condenada pelo juízo de primeiro grau a observar a escala de revezamento quinzenal, a rede de lojas recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), que manteve a sentença.

O relator, ministro Hugo Scheuermann, destacou que a decisão segue entendimento fixado pela Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), órgão responsável pela uniformização da jurisprudência do TST.

Desse modo, o órgão colegiado concluiu, por maioria, que o artigo 386 da CLT foi recepcionado pela Constituição da República e, por ser mais específico, deve prevalecer sobre o disposto no artigo 6º, parágrafo único, da Lei 10.101/2000.

A equipe do Miguel Neto Advogados permanece à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!