TST afasta Responsabilidade Trabalhista de Gestora de Fundo de Investimento sobre dívidas de Empresa Investida

A 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que empresa gestora de fundo de investimento não pode ser responsabilizada solidariamente por dívidas trabalhistas da empresa investida.

No caso em análise, o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) havia incluído todas as empresas no polo passivo da ação, argumentando que o fundo influenciava a gestão da empresa investida ao participar de assembleias e indicar conselheiros.

Contudo, ao julgar o recurso, o TST reforçou que, para fins de responsabilidade trabalhista, é necessário comprovar uma relação efetiva de hierarquia e controle, não bastando apenas a influência no processo decisório.

O relator do caso, ministro Hugo Scheuermann, destacou que os fundos de investimento operam por meio de prestadores de serviços e terceiros contratados para gerir seus recursos. Como a legislação não prevê a responsabilização desses prestadores pelas obrigações do fundo, salvo em casos de dolo ou má-fé.

Dessa forma concluiu que, embora o fundo de investimento possa ser considerado parte de um grupo econômico, a gestora e sua sócia controladora atuam apenas na administração dos recursos, sem exercer controle direto sobre a empresa beneficiária dos investimentos. (Processo: RR-10319-12.2018.5.03.0091)

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!