MTE regulamenta legislação sobre igualdade salarial entre homens e mulheres

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria nº 3.714, que regulamenta o Decreto nº 11.795, focado na promoção da igualdade salarial entre mulheres e homens. A norma proporciona transparência salarial e estabelece critérios remuneratórios.

A portaria entrará em vigor em 1º de dezembro e define procedimentos administrativos para a atuação do Ministério do Trabalho e Emprego em relação aos mecanismos de transparência e critérios remuneratórios.

Esses mecanismos serão desenvolvidos com base nas informações fornecidas pelos empregadores por meio do sistema eSocial, na nova aba chamada Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios no Portal Emprega Brasil.

O MTE publicará relatórios atualizados semestralmente, nos meses de março e setembro, no site do órgão e no sistema PDET. As empresas também deverão publicar esses relatórios em seus sites ou redes sociais para garantir ampla divulgação dos resultados.

Em caso de desigualdade salarial detectada durante a fiscalização do MTE, o empregador será notificado a elaborar, em 90 dias, um plano de ação para corrigir a disparidade. Esse plano deverá ser compartilhado com a entidade sindical representativa da categoria profissional, incluindo medidas, metas, prazos e mecanismos de avaliação de resultados, com atualizações semestrais.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!