STJ – NECESSIDADE DE NOTIFICAÇÃO PRÉVIA À AÇÃO DE DESPEJO POR DENÚNCIA VAZIA

A 3ª turma do STJ entendeu que a notificação prévia à ação de despejo imotivada é indispensável para a regular constituição e prosseguimento do processo. Com efeito, a ausência de notificação premonitória acarreta a extinção da ação de despejo, sem resolução do mérito.

A questão diz respeito à interpretação dada ao artigo 46 da Lei do Inquilinato, que prevê a prorrogação do contrato de locação por prazo indeterminado, quando, findo o prazo contratual, o locatário permanece no imóvel por período superior a 30 dias e o locador não se opõe a sua permanência. Nesses casos, a lei autoriza que o locador promova a ação de despejo a qualquer momento, desde que conceda ao locatário 30 dias para a desocupação do imóvel.

Em que pese a inexistência de previsão legal exigindo a notificação para essas hipóteses, a 5ª Turma do STJ já vinha indicando a sua obrigatoriedade, ainda que de forma indireta. Assim, a decisão atual da 3ª Turma do STJ, proferida no REsp nº 1.812.465/MG, apenas consolidou tal entendimento.

De acordo com a relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, a indispensabilidade da notificação é medida de cunho social, pois visa minorar os efeitos negativos de uma ordem de despejo. A relatora observou, igualmente, que não se exigirá a notificação se a ação de despejo for proposta nos 30 dias subsequentes ao fim do prazo da locação.

A equipe do MNA – Miguel Neto Advogados está à disposição para quaisquer esclarecimentos e medidas necessárias.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!