STJ decide que doação de imóvel para filhos não configura fraude contra credores, se família continua a residir no local

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento a dois recursos, para concluir que a doação de imóvel de família aos filhos do casal não caracteriza fraude contra credores, desde que a família continue morando nele.

O órgão colegiado entendeu, por unanimidade, que a doação do imóvel não configurou fraude, uma vez que para existir o prejuízo ao credor, seria necessário a alteração da finalidade de uso do bem ou o desvio de eventual proveito econômico obtido com a transferência de propriedade.

No curso da ação de execução de título extrajudicial, alegou-se fraude contra credores quando se descobriu que o devedor e a sua esposa haviam doado os imóveis de sua propriedade aos três filhos após a constituição da dívida de cerca de R$ 2,3 milhões em favor do Desenvolve SP, instituição financeira do governo do estado de São Paulo.

Apesar da doação do imóvel, a relatora dos recursos, Ministra Nancy Andrighi, asseverou que o bem da família permaneceu em posse do mesmo núcleo familiar e teve sua destinação (moradia) inalterada. Essas peculiaridades demonstram a ausência de prejuízo ao credor e de intenção fraudulenta, devendo ser preservada a impenhorabilidade do imóvel em que a família reside.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!