STF julgará exclusão do ISS da base de cálculo PIS/Cofins em agosto

No final do próximo mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar a exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da COFINS (Tema 118), uma “tese filhote” da decisão sobre a exclusão do ICMS. O julgamento está previsto para 28 de agosto.

O julgamento, que já contava com empate de votos (4×4) quando foi interrompido em 2021, será retomado com os votos decisivos dos ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux e André Mendonça.

Em 2017, Mendes votou pela inclusão do ICMS na base de cálculo das contribuições, enquanto Fux votou pela exclusão. Se mantiverem suas posições para o ISS, o resultado pode empatar em 5×5, deixando a decisão final para Mendonça. Os ministros Nunes Marques, Cristiano Zanin e Flávio Dino não votarão, mantendo-se os votos de seus predecessores pela exclusão do ISS.

A definição da data deve incentivar os contribuintes a recorrerem ao Judiciário, considerando a tendência do STF de modular os efeitos das decisões com repercussão geral. Isso significa que, mesmo que a decisão seja favorável aos contribuintes, é possível que apenas aqueles com ações judiciais em andamento poderão recuperar valores pagos anteriormente.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!