REEQUILÍBRIO ECONÔMICO NOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE RODOVIAS

Em razão dos efeitos da COVID-19, a Advocacia Geral da União emitiu parecer favorável ao reequilíbrio econômico dos contratos de concessão, principalmente de rodovias. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT), 90% do setor de transporte foi afetado negativamente pela pandemia. O parecer alega que a pandemia pode ser classificada como evento de força maior ou caso fortuito, possibilitando a aplicação da teoria da imprevisão a justificar o reequilíbrio de contratos de concessão desde que verificados o nexo de causalidade; o marco temporal e a alocação de riscos do contrato de concessão. Identificados esses itens, é possível pleitear o reequilíbrio dos contratos de concessão mediante reajuste tarifário, pagamento direto pelos danos, alívio nas exigências de investimentos, ou ainda, o aumento do prazo da concessão.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!