Publicado Decreto que atualiza o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)

Foi publicado o Decreto nº 11.678/2023, que atualiza o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), regulamentando restrições nas contrapartidas que as empresas fornecedoras de cartões alimentação e refeição (facilitadoras) podem oferecer. O novo decreto proíbe a concessão de benefícios diretos ou indiretos que não estejam diretamente relacionados à promoção da saúde e segurança alimentar dos trabalhadores, incluindo descontos e subsídios, como o popular “rebate”.
Desde a promulgação do Decreto nº 10.854/2021, as empresas beneficiárias do PAT já não podiam exigir tais benefícios. Esta proibição foi reforçada pela Lei nº 14.442/2022, que também vedou a concessão de descontos não vinculados à alimentação. O novo decreto esclarece ainda que as verbas e benefícios devem se limitar a programas que visem a saúde e a segurança alimentar, e introduz a vedação a operações de cashback, que envolvem a devolução de parte do valor pago ao consumidor.
Embora as regras do PAT tenham sido modificadas, a Lei nº 14.442/2022 permanece inalterada, o que gera dúvidas sobre a aplicabilidade do novo decreto em relação a ela. Além disso, a ausência de um período de transição levanta incertezas jurídicas para os contratos firmados entre maio e agosto de 2023. A nova regulamentação entra em vigor imediatamente e impõe penalidades severas, como descadastramento do PAT e multas, para empresas que não se adequarem.
Portanto, as empresas que oferecem auxílio-alimentação no âmbito do PAT devem revisar seus contratos com as facilitadoras de benefícios para garantir que estejam em conformidade com as novas diretrizes, evitando assim riscos financeiros significativos.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!