Programa “SP na Direção Certa”: Governo publica decretos com revisão de benefícios fiscais

O Estado de São Paulo publicou, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, os Decretos nº 69.208, 69.268, 69.269, 69.274, 69.287, 69.288, e 69.289, que prorrogam até 31 de dezembro de 2026 diversos benefícios fiscais. Essas medidas, realizadas como parte do programa “São Paulo na Direção Certa,” visam otimizar despesas e revisar políticas fiscais, impactando setores como agropecuária, indústria moveleira e alimentos.
Entre os benefícios prorrogados destacam-se isenções fiscais para leite cru e derivados, reduções na base de cálculo para produtos de madeira como MDF e MDP, e créditos presumidos para produtores alimentícios, com alíquota reduzida para 4%.

Por outro lado, algumas isenções foram restringidas, como no caso do algodão e da borracha, e a redução da base de cálculo foi revogada para operações internas com gás liquefeito de petróleo, permanecendo apenas para gás natural.

As alterações também incluem mudanças no Regulamento do ICMS, como a introdução de isenções para tratamento de efluentes e a revogação de artigos relacionados a benefícios em operações com ativos imobilizados de determinados setores.
Para as empresas, as mudanças oferecem tanto desafios quanto oportunidades. Dessa forma, a revisão das estratégias tributárias torna-se essencial para minimizar impactos e identificar benefícios.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!