PGFN regulamenta utilização de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL para liquidação de débitos

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional editou a Portaria PGFN nº 8.798/22, que institui o Programa de Quitação Antecipada de Transações e Inscrições da Dívida Ativa da União da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – QuitaPGFN, estabelecendo medidas para incentivar a regularização de passivos tributários mediante a utilização de créditos de prejuízos fiscais.

A Portaria prevê que poderão ser quitados os saldos de acordos de transação ativos, firmados até 31/10, ou débitos inscritos em dívida ativa até a data da sua publicação, no dia 07/10.Um dos principais atrativos do programa é a possibilidade de utilização de créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL, inclusive de outras empresas com vínculo societário, para liquidação de saldos de transações em andamento. Uma das condições é que o contribuinte efetue o pagamento em espécie de, no mínimo, 30% do saldo da transação que pretende liquidar. O pagamento em dinheiro pode ser parcelado em até 6 prestações (ou até 12 parcelas, na hipótese de contribuinte em recuperação judicial).

A Portaria também abre uma nova janela de negociação de débitos, com condições semelhantes à transação excepcional (desconto de até 65% do valor total de cada inscrição) e possibilidade de utilização de créditos de prejuízo fiscal, mas a PGFN direciona a oportunidade apenas aos débitos irrecuperáveis ou de difícil recuperação (ratings de classificação “C” e “D”).

A adesão ao programa Quita PGFN se estende até o dia 30 de dezembro de 2022 e deve ser realizada através do portal Regularize.A equipe de Direito Tributário do Miguel Neto Advogados permanece à disposição para dirimir eventuais dúvidas sobre o assunto.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!