PGE-SP publica edital para Acordo Paulista

Nesta quarta-feira (7), a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo divulgou o ato normativo que regulamenta o Acordo Paulista, programa que aprimora e oferece condições mais atrativas para a transação tributária de débitos na dívida ativa, tributários ou não. O prazo de adesão vai até o dia 30 de abril de 2024.

Além de publicar a resolução com as condições gerais do Acordo Paulista, a PGE divulgou o primeiro edital, convidando determinados contribuintes a aderirem à transação com condições mais favorecidas. O edital está direcionado aos contribuintes que possuam débitos de ICMS que tenham sido corrigidos pela incidência dos juros de mora estabelecidos na Lei n° 13.918/09, que superavam 4% ao mês (a legislação foi alterada em 2017 para estabelecer que os débitos de ICMS devem ser corrigidos pela Selic).

De acordo com o edital, os débitos incluídos na transação terão os seguintes descontos: (i) desconto de 100% dos juros de mora; (ii) desconto de 50% do débito remanescente, incluindo multas de quaisquer espécies, juros e encargos legais, após a dedução dos juros de mora prevista no subitem anterior. Ressalta-se, neste ponto, que a aplicação dos descontos não poderá reduzir o valor principal do débito. Na transação por adesão os descontos são aplicados automaticamente, sem necessidade de aferição do grau de recuperabilidade dos débitos.

Os trâmites para adesão à transação com as condições oferecidas pelo edital serão efetuados pela internet, ressalvando que o prazo para solicitar a adesão acaba um dia antes, em 29/04.

Em paralelo, foi aberta a janela de negociação pela via da transação individual, em que o contribuinte apresenta uma proposta de quitação (observando os parâmetros e limites legais) e negocia com a PGE. Os descontos são limitados a 65%, sendo permitida a utilização de créditos acumulados de ICMS e de precatórios para quitação de até 75% do saldo da dívida após os descontos.

A equipe do Miguel Neto Advogados está disponível para auxiliar em qualquer dúvida sobre o assunto.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!