O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (“STF”) ANALISARÁ A CONSTITUCIONALIDADE DA INCIDÊNCIA DO IMPOSTO SOBRE PRODUTO INDUSTRIALIZADO (“IPI”) NA REVENDA DE PRODUTO IMPORTADO

No tocante aos produtos importados, o IPI incide (a) no momento da nacionalização, com o desembaraço aduaneiro; e (b) na saída do produto nacionalizado do estabelecimento do próprio importador para revenda no mercado interno.

Em 31/10/2018, o Plenário do Supremo Tribunal Federal iniciará o julgamento do Recurso Extraordinário nº 946.648/SC (“RE 946.648”), no qual se discute a constitucionalidade da incidência do IPI na saída do estabelecimento importador para comercialização no mercado interno (hipótese descrita no item ‘b’, acima).

Na hipótese de o STF declarar inconstitucional a exigência do IPI no momento da comercialização no mercado interno, há possibilidade de modulação dos efeitos de tal decisão, de modo a limita-la para as ações ajuizadas até a data do início do julgamento (31/10/2018).

Avaliamos que o momento é adequado e há possibilidade de ingressar com medida judicial buscando afastar a incidência do IPI na revenda do produto importado (i) a partir da data de ajuizamento da ação; (ii) e, a depender do preenchimento de determinados requisitos, nos últimos 5 (cinco) anos, objetivando reaver tais valores.

O escritório Miguel Neto Advogados está à disposição para prestar consultoria sobre a matéria, bem como para ingressar com a medida judicial antes da data do julgamento (31/10/2018), visando mitigar o risco de modulação dos efeitos de eventual decisão favorável do STF.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!