[:pt]NOVA MP Nº 685/2015[:en]PRESIDENT ISSUES PROVISIONAL MEASURE NO. 685/2015 [:]

[:pt]

Foi instituído ontem o Programa de Redução de Litígios Tributários (“prorelit”) por meio da Medida Provisória nº 685/15 (“MP 685”), que estabelece a possibilidade de quitação de débitos tributários, em parte com a utilização de prejuízos fiscais e base de cálculo negativa.

Para quitação de débitos vencidos até 30.06.15 e discutidos em esfera administra ou judicial, poderá o contribuinte utilizar prejuízos fiscais e base de cálculo negativa apurados até 31.12.13, cumpridos determinados limites e requisitos previstos na legislação, dentre os quais o pagamento em espécie de, no mínimo, 43% do débito consolidado.

Destaca-se positivamente o fato de a MP 685 ter previsto a utilização de prejuízos fiscais e base de cálculo negativa entre “pessoas jurídicas controladora e controlada, de forma direta ou indireta”, para quitação dos débitos indicados acima.

Paralelamente ao Prorelit, a MP 685 inova ao introduzir obrigação aos contribuintes para que declarem à Receita Federal do Brasil (“RFB”) operações que “acarretem supressão, redução ou diferimento de tributo”, quando os atos e negócios praticados:

i. Não possuírem “razões extratributárias relevantes”;

ii. Não adotarem forma usual, ou se utilizarem de negócio jurídico indireto; ou

iii. Envolverem atos e negócios jurídicos específicos previstos em ato a ser publicado pela RFB.

Esta nova obrigação é tema sensível e subjetivo, tendendo a resultar em aumento do número de fiscalizações e autuações, notadamente em operações que, sob a ótica da RFB, venham a ser entendidas como planejamentos tributários ilegais ou elisivos.

A RFB e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional deverão editar normas infralegais necessárias à regulamentação dos temas ora tratados.

MIGUEL NETO ADVOGADOS se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários e para assessorá-los nos temas.

[:]

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!