[:pt]MEDIDA PROVISÓRIA RESTABELECE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO[:en]PROVISIONAL MEASURE RE-ESTABLISHES THE PAYROLL EXEMPTION[:]

Foi publicada ontem, na edição extra do Diário Oficial, a Medida Provisória (“MP”) 794/2017 que, dentre outras providências, acabou por revogar a MP 774/2017 e restabelecer a desoneração da folha de pagamento.​

A MP 774/2017, agora revogada, havia sido publicada em 30.3.2017 e promoveu a reoneração da folha de pagamento a partir de julho de 2017, mesmo para aqueles contribuintes que haviam optado pelo recolhimento da contribuição na forma desonerada no início do presente ano.

A MP 794/2017, publicada ontem, revogou a MP 774/2017 e restabeleceu a desoneração da folha de pagamento. A contribuição para o mês de julho de 2017, com vencimento para 18.8.2017, no entanto, deverá ser recolhida em conformidade com a MP 774/2017, ou seja, pela forma reonerada (sobre a folha de salários), exceto para os contribuintes que tiverem impetrado mandado de segurança visando ao afastamento de tal exigência e manutenção do recolhimento pela desoneração.

Isso porque, os efeitos da MP editada ontem são prospectivos, ou seja, não têm o condão de revogar a MP 774/2017 desde a sua edição, a qual acabou por propagar regularmente seus efeitos até a revogação na data de ontem.

Ressaltamos, assim, que, pelas normas existentes hoje, as empresas estão obrigadas a recolher a contribuição pela folha de salários (forma reonerada) para o mês de julho de 2017, voltando a recolher pela forma desonerada para os meses subsequentes.

Destacamos, por derradeiro, que é possível às empresas questionarem judicialmente esta exigência visando à manutenção do recolhimento pela desoneração também para o mês de julho. Sem a existência de medida judicial, no entanto, a contribuição para a competência de julho de 2017 deverá ser recolhida pela forma reonerada.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!