Aprovado PL que prorroga desoneração da folha de pagamento

Na última quarta-feira (25), o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 334/23, que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento para 17 setores. O texto seguiu para sanção presidencial.

A desoneração em vigor, instituída pela Lei nº 12.546/11, autoriza empresas de determinados setores a realizar o pagamento da contribuição previdenciária sobre a sua receita bruta, mediante alíquotas de 1% a 4,5%, em vez de 20% sobre a folha de salários.

Como o prazo final do benefício estava se aproximando, o texto aprovado prorrogou a desoneração por mais quatro anos, além de estender o benefício para prefeituras de cidades com até 142,6 mil habitantes, reduzindo a alíquota da contribuição previdenciária de 20% para 8%.

Os segmentos contemplados pela contribuição substitutiva são: calçados, call center, comunicação, confecção e vestuário, construção civil e infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carrocerias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação, tecnologia de comunicação, projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

A estimativa é de que a prorrogação da desoneração da folha represente uma redução de R$ 9,4 bilhões no pagamento de tributos.

A equipe do Miguel Neto Advogados permanece à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!