Sancionado PL que altera regras para retorno presencial de empregadas gestantes

O Presidente da República sancionou o Projeto de Lei nº 2.058/21 que altera regras de trabalho para gestantes durante a pandemia da Covid-19 e regulamenta o retorno as atividades laborais presenciais.

A nova lei prevê hipóteses em que o regresso presencial das grávidas ao trabalho será obrigatório nos casos em que:

(i) esteja concluso o esquema vacinal contra a Covid-19;

(ii) houver encerramento do estado de emergência;

(iii) se a gestante se recusar a se vacinar contra o novo coronavírus, com termo de responsabilidade;

(iv) ou se houver aborto espontâneo com recebimento do salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela CLT.

Na hipótese de a gestante não poder exercer seu trabalho remotamente, a situação será considerada como gravidez de risco até a grávida completar a imunização e voltar ao trabalho presencial. Neste período ela deve receber o salário-maternidade desde o início do afastamento até 120 dias após o parto.

Vale ressaltar também que a dispensa ao trabalho presencial apenas continua para mulheres que ainda não tenham completado a vacinação.

Além disso, o novo texto legal compreende que é uma opção da grávida optar por não se vacinar. Nesse caso, ela deve assinar um termo de responsabilidade e livre consentimento para o exercício do trabalho presencial, se comprometendo a cumprir medidas preventivas adotadas pelo empregador.

A equipe do MNA – Miguel Neto Advogados está à disposição para dirimir quaisquer questões sobre o assunto.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!