Depois de Finados, 2023 terá ainda dois feriados nacionais: o da Proclamação da República, no dia 15 de novembro (quarta-feira) e o Natal, no dia 25 de dezembro (segunda-feira).
Faltam somente dois meses para o fim do ano, mas 2023 ainda tem no calendário três feriados nacionais .
O próximo é o Dia de Finados, nesta quinta-feira (2), que vem com possibilidade de “emenda” para alguns trabalhadores (entenda mais abaixo).
Na sequência, tem o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, que cai em uma quarta-feira. E o Natal, no dia 25 de dezembro (segunda-feira), encerra a lista dos feriadões de 2023.
O Dia da Consciência Negra, que é em 20 de novembro, cai em uma segunda-feira. No entanto, a data não é considerada feriado nacional, pois depende de lei municipal ou estadual.
O calendário oficial do Governo Federal com os feriados e pontos facultativos de 2024 ainda não foi divulgado.
Quem pode emendar o feriado?
Por cair em uma quinta-feira, o Dia de Finados vai permitir que muitos trabalhadores “emendem” o feriado com o fim de semana, tirando quatro dias seguidos de folga.
Apesar disso, é importante destacar que a sexta-feira (3) não é feriado e, sim, um dia de trabalho regular.
Assim, essa possibilidade de “emenda” não é uma realidade de todos os trabalhadores: depende das políticas de cada empresa, no caso de funcionários de instituições privadas, e de decisões dos governos municipais, estaduais ou federal, para os servidores públicos. Veja:
EMPRESAS PRIVADAS – “Não há, na legislação trabalhista vigente, obrigatoriedade do empregador em conceder a ‘emenda de feriado’ aos seus empregados”, afirma a advogada trabalhista Vanessa Carvalho.
“Entretanto, é possível e bastante comum que este tema seja objeto de negociação entre as partes, empregadores e empregados”, continua a especialista, que é sócia do escritório Miguel Neto Advogados.
Uma opção para o empregador é pedir uma compensação do dia da emenda em gestão de banco de horas, um sábado ou com até duas horas a mais nos dias de semana.
Já algumas empresas concedem folga na emenda do feriado de forma espontânea. Nestes casos, não são permitidos descontos do dia não trabalhado, e nem exigir sua compensação.
FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS – Para os servidores federais, sexta-feira (3) não será ponto facultativo, de acordo com o calendário divulgado pelo governo no fim do ano passado.
Para os funcionários municipais e estaduais, a decisão é de cada governo local. O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife (PE), por exemplo, decretaram ponto facultativo para os servidores após o feriado de Finados.
Nesses casos, os serviços considerados essenciais não têm alteração na jornada de trabalho.