COVID-19: REVISÃO CONTRATUAL POR ONEROSIDADE EXCESSIVA

A revisão contratual por onerosidade excessiva decorrente da pandemia de Covid-19 depende mais do desequilíbrio contratual do que da imprevisibilidade em si.

A pandemia da Covid-19 trouxe a discussão dos seus impactos nos contratos em curso, em virtude da crise econômica e financeira por ela ocasionada. Um dos problemas jurídicos de maior gravidade é o do excessivo desequilíbrio econômico-financeiro entre as obrigações contratadas. O ordenamento jurídico prevê alguns mecanismos para restabelecer esse equilíbrio, um dos quais é o da onerosidade excessiva. O instituto, diante de acontecimentos externos extraordinários e imprevisíveis, permite a resolução ou a revisão de contratos de trato sucessivo, quando uma das partes acabar excessivamente onerada, com extrema vantagem para a outra (artigo 478 do CC). Na aplicação do instituto, o que interessa não é tanto o fato imprevisível, mas, essencialmente, a situação de excessivo desequilíbrio que passa a existir entre as partes. Para ilustrar o que se diz, o TJSP afastou a revisão de cláusulas contratuais por entender que a onerosidade excessiva suportada pela autora, decorrente da retração da atividade econômica causada pelo distanciamento social imposto pela pandemia, não teve o condão de ocasionar extrema vantagem para a parte ré. (TJSP – AI 2062931-10.2020.8.26.0000. 21ª Câmara de Direito Privado. Rel. Des. Décio Rodrigues)

A equipe do MNA – Miguel Neto Advogados está à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!