Destaque do IBS e CBS em 2026: Prorrogado o Prazo para Aplicação de Penalidades

Compartilhe:

Receita Federal do Brasil e Comitê Gestor do IBS editaram o Ato Conjunto 01/2025 que, dentre outras medidas,  prevê prazo de até quatro meses sem que seja exigido o destaque e o recolhimento do IBS da IBS em 2026.

Isso reforça uma tendência que já havia sido verificada após a atualização da Nota Técnica 2025.002 em novembro autorizando a validação de documentos eletrônicos sem o destaque desses tributos.

Por que é importante?

Apesar da Nota Técnica, ainda havia receio por parte dos contribuintes sobre necessidade recolhimento do IBS e da CBS no caso de falta de preenchimento dos campos nos documentos fiscais, uma vez que a LC 214 condiciona a dispensa do pagamento ao efetivo cumprimento das obrigações acessórias. Essa questão foi endereçada pelo Ato Conjunto RFB/CGIBS 1/2025, que prevê expressamente uma janela na qual não será exigido o pagamento dos tributos nem o seu destaque nos documentos fiscais, concedendo o prazo de quatro meses para adequação dos contribuintes, cuja contagem inicia com a edição do regulamento do IBS e da CBS – esperado para janeiro ou fevereiro.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!