Mercosul: Alteração no regime de comprovação de origem de produtos

“A desburocratização dos processos de exportação e importação é algo muito importante para a viabilização do comércio”

O Regime de Origem do Mercosul (ROM) passará por mudanças significativas, com novas regras que reduzem a burocracia da liberação de mercadorias, redução de custo administrativo e fim da obrigatoriedade do Certificado de Origem.

José Nantala Bádue Freire, consultor do Miguel Neto Advogados, foi entrevistado pela TV Agro Mais, do grupo Band, sobre as vantagens do novo modelo.

“Melhora a circulação de mercadoria e coloca o Mercosul um pouco mais aberto para produtos que vem de fora do bloco, o que também é algo salutar para o comércio em geral. […] A desburocratização dos processos de exportação e importação é algo muito importante para a viabilização do comércio. Na verdade, os entraves aduaneiros são responsáveis pelos grandes impasses que temos hoje em nível mundial para o desenvolvimento do comércio.”, destacou.

Confira a entrevista completa.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!