Receita regulamenta tributação de Offshores/Trusts e Investimentos no Exterior

A Receita Federal do Brasil publicou ontem, 13.03.2024, a Instrução Normativa n° 2.180/2024 que regulamenta a tributação dos investimentos no exterior. Além de tratar dos principais aspectos da Lei nº 14.754/2023, que alterou a forma de tributação dos investimentos no exterior, a Instrução Normativa estabelece as regras para a opção da atualização do valor dos bens no exterior.

De acordo com a IN, o contribuinte que optar pela atualização dos bens deverá formalizar a adesão por meio de Declaração, denominada ABEX – “Atualização de Bens e Direitos no Exterior” – instrumento que formaliza a opção pela atualização de valor dos bens e direitos no exterior a valor de mercado, em 31 de dezembro de 2023. Essa adesão deverá ser realizada por meio eletrônico, e implica no pagamento do Imposto de Renda à alíquota de 8% sobre a diferença entre o valor de mercado dos bens, em 31/12/2023, e o custo de aquisição informado na Declaração de IR. O prazo para a adesão e antecipação do pagamento do Imposto se encerra no dia 31 de maio.

Dentre os pontos abordados pela IN, destacamos a forma de tributação dos lucros de entidades controladas no exterior, que passa a ser realizada anualmente a partir de 2024 na Declaração de Ajuste Anual do contribuinte.

Além disso, a IN também trata do regime de transparência fiscal, alternativa que permite à pessoa física declarar bens detidos pela entidade controlada no exterior como se fossem detidos diretamente pela pessoa física. Nesse sentido, a norma reforça que é possível aderir à transparência fiscal para cada controlada de forma separada.

A IN também reforça que não haverá tributação pelo Imposto de Renda sobre a variação cambial de depósitos em conta corrente ou em cartão de débito ou crédito no exterior, desde que não remunerados. Em relação a variação cambial de moeda estrangeira mantida em espécie, não haverá tributação até o limite de US$ 5.000,00.

Por fim, vale mencionar que a partir desse ano, a pessoa física poderá compensar perdas de aplicações financeiras no exterior com rendimentos auferidos em aplicações financeiras no exterior. Caso essas perdas superem o valor dos ganhos, a pessoa física poderá inclusive compensar o excesso com os lucros de uma entidade controlada no exterior.

A equipe Tributária do Miguel Neto Advogados fica à disposição para dirimir quaisquer dúvidas sobre o assunto.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!