STF decide que maiores de 70 anos podem escolher o regime de bens

O Supremo Tribunal Federal finalizou o julgamento de um agravo em recurso extraordinário, decidindo, por unanimidade, que pessoas com mais de 70 anos podem escolher o regime de bens.

A discussão teve início com o artigo 1.641, inciso II, do Código Civil, que prevê a obrigatoriedade da adoção do regime de separação de bens no casamento de pessoas com mais de 70 anos.

No caso analisado pela Suprema Corte, a companheira de um homem, com quem tinha uma união estável, passou a integrar o inventário do falecido e entrar na partilha dos bens juntamente com os filhos do falecido. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP) aplicou, então, o referido artigo do Código Civil à união estável, sob o fundamento de que o objetivo do dispositivo é proteger a pessoa idosa e seus herdeiros.

Em recurso endereçado ao STF, a companheira solicitava o reconhecimento da inconstitucionalidade do dispositivo do Código Civil, bem como a aplicação do regime geral da comunhão parcial de bens à sua união estável.

Na perspectiva do ministro Luís Roberto Barroso, o dispositivo em questão viola os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade. O magistrado ainda ressaltou que a possibilidade de escolha do regime de bens deve ser estendida às uniões estáveis.

Ao final, o colegiado fixou a seguinte tese: “Nos casamentos e uniões estáveis envolvendo pessoa maior de 70 anos, o regime de separação de bens previsto no art. 1.641, II, do Código Civil, pode ser afastado por expressa manifestação de vontade das partes, mediante escritura pública”.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!