As incertezas que circundam o leilão emergencial da Aneel

Apesar de faltar 5 dias para a entrada em operação comercial das usinas que venceram o leilão emergencial realizado em 2021, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda não decidiu sobre o destino dessas térmicas.

Em síntese, o leilão emergencial foi motivado pela crise hídrica experienciada no país em 2021. O principal objetivo da medida era assegurar o fornecimento de energia para Sudeste, Centro-Oeste e Sul, regiões mais afetadas na época pela falta de chuvas.

Segundo as regras do certame e do contrato de energia de reserva assinado pelas vencedoras, as usinas deveriam começar a operar até o dia 1º de agosto, de modo que aquelas que não atendessem o prazo deveriam ter rescindido o contrato com o governo. Ocorre que, das 17 termelétricas que venceram o certame, apenas 6 entraram em operação até o prazo disposto.

Ainda pende de julgamento pela Aneel os pedidos de excludente de responsabilidade de empreendimentos que alegaram problemas que impedem o início das operações no prazo. Considerando-se a jurisprudência da agência, há a expectativa de que os pedidos sejam rejeitados.

Ao se manifestar sobre o assunto, a Aneel afirmou que os referidos processos de excludente de responsabilidade ainda estão em fase de instrução, tendo sido proferida decisão em um dos processos na na terça-feira, quando negou pedido apresentado pela Termelétrica Viana S.A.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!