[:pt]SEFAZ/SP PUBLICA NORMA OBRIGANDO INCLUSÃO DO AFRMM NA BASE DE CÁLCULO DO ICMS-IMPORTAÇÃO[:en]SP NOW REQUIRING CALCULATION BASE FOR ICMS TAX ON IMPORTS TO INCLUDE FLEET RENEWAL LEVY (AFRMM) [:]

[:pt]

O mercado tem atuado de forma híbrida em relação à inclusão ou não do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) na base de cálculo do ICMS-Importação, tratando-se de questão que enseja dúvidas para importadores e despachantes aduaneiros.

Fato é que várias empresas vêm sendo autuadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ/SP), tendo sido publicada, no final de julho, a Decisão Normativa CAT nº 1/2015, de acordo com a qual o AFRMM compõe a base de cálculo do ICMS-Importação na medida em que (a) o AFRMM é uma contribuição parafiscal, na categoria de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) nº 75.972; e (b) a partir da publicação da Lei Estadual nº 11.001/2001, que deu nova redação ao art. 24, inciso IV, da Lei Estadual nº 6.374/89, as contribuições relativas às importações passaram a compor a base de cálculo do ICMS-Importação.

Cumpre esclarecer que ainda não há um posicionamento dos Tribunais Superiores sobre a matéria, sendo certo, porém, que o não recolhimento do ICMS-Importação nos termos nela previstos deverá acarretar a autuação fiscal pelo fisco estadual paulista.

Estamos à disposição para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários.

[:]

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!