Lei traz mudanças na Transação Tributária Federal que beneficiam o caixa das empresas

No dia 22/06/2022 foi publicada a Lei nº 14.375/2022 – resultante da conversão da Medida Provisória nº 1090/2021 – que, dentre outras providências, alterou algumas disposições sobre a transação tributária no âmbito federal.

Dentre as principais alterações, destacamos:

1)      A possibilidade de transacionar débitos em contencioso administrativo no âmbito da Receita Federal (e não apenas débitos inscritos na dívida ativa);

2)      O aumento do limite de descontos na transação de 50% para 65% do valor total;

3)      O aumento do número máximo de parcelas de 84 para 120;

4)      A possibilidade de utilização de créditos de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da CSLL, até o limite de 70% do saldo remanescente após a incidência dos descontos;

5)      A autorização para utilização de precatórios ou de direitos creditórios (com sentença de valor transitada em julgado) para amortização da dívida.

A lei também prevê, expressamente, que os descontos concedidos não serão considerados na apuração do IRPJ, da CSLL, do PIS e da COFINS. No projeto de lei havia previsão semelhante beneficiando os contribuintes que, no passado, aderiram ao PERT, mas o dispositivo foi vetado.

A publicação da lei com as novas condições deve fazer com que a PGFN prorrogue o prazo para adesão à transação, atualmente estabelecido para o dia 30/06. A Receita Federal também deverá regulamentar a nova modalidade de transação nos próximos dias.

A equipe tributária do Miguel Neto Advogados está à disposição para sanar eventuais dúvidas, bem como apoiar na preparação de estratégias eficientes para gestão de passivos fiscais, contribuindo com a otimização do fluxo de caixa de seus clientes e parceiros.

 

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!