DECISÃO VALIDA DISPENSA POR JUSTA CAUSA DE EMPREGADA QUE RECUSOU VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Em decisão recente, a Justiça do Trabalho de São Paulo validou a dispensa por justa causa de funcionária de hospital infantil que se recusou a tomar a vacina contra COVID-19. A demissão por justa causa é a penalidade máxima aplicável ao contrato de trabalho pelo empregador, quando constatada falta grave praticada pelo empregado(a).

De acordo com a magistrada da 2ª Vara do Trabalho de São Caetano do Sul, que analisou o caso, o dever do empregador é assegurar condições dignas que protejam a saúde e a integridade física e psíquica de todos os empregados. Segundo ela, foi comprovado nos autos que a empresa cumpriu a informação de informar, com realização de campanhas da importância da vacinação, bem como advertência aplicada na primeira negativa da empregada em se vacinar.

Segundo entendimento da magistrada, a liberdade de consciência e direito individual da funcionária não pode sobrepujar-se ao direito coletivo à vida. Sua decisão foi amparada pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que é válida a obrigatoriedade da vacinação disposta na Lei nº13.979/2020 (julgamento das ADIs 6.586 e 6.587 e ARE 1.267.897).

A equipe de Direito Trabalhista do MNA – Miguel Neto Advogados está à disposição para dirimir quaisquer dúvidas sobre o assunto e orientar medidas necessárias durante o período.

Compartilhe

Prezados Clientes

O Miguel Neto Advogados informa que não utiliza meios eletrônicos não oficiais para solicitação de pagamento de guias judiciais ou de qualquer outra natureza. Para garantir a segurança de suas transações, ressaltamos que todas as solicitações são realizadas por canais oficiais de comunicação, através do nosso corpo jurídico ou administrativo.

Caso receba qualquer comunicação suspeita ou não usual em nosso nome, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para verificar sua autenticidade. Nosso canal oficial para questões financeiras é o e-mail financeiro@miguelneto.com.br e o telefone 
+55 (11) 5502-1200

Desde já agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Neto Advogados

Qualquer questão ficamos à disposição!